A letra R é sempre reservada pela Porsche para os seus carros mais esportivos. E, o novo Cayman R não fugiu a regra. O veículo, que foi apresentado no salão do automóvel de Los Angeles, é o mais recente integrante da sigla conta com motor 3.4 que alcança 330 cavalos de potência - 10 cv a mais que o Cayman S - e pesa 55 kg a menos que a versão S, a nova opção do cupê foi projetada visando um bom comportamento nas estradas. Com chassi esportivo, ele pode oferecer uma dirigibilidade mais precisa nas estradas.
O Cayman R transmite sua potência às rodas traseiras por meio de uma caixa de câmbio manual de seis marchas, o que leva o cupê de 0 a 100 km/h em 5,0 segundos. Existe também, como opcional, o câmbio PDK (Porsche Doppelkupplungsgetriebe) de sete marchas, que reduz o tempo de aceleração para 4,9 segundos.
Mas, se for preciso uma performance ainda melhor, o carro pode ser equipado com um dos pacotes opcionais Sport Chrono, que reduz para 4,7 segundos o tempo de aceleração de 0 a 100. A velocidade máxima é de 282 km/h com câmbio manual ou 280 km/h quando equipado com o PDK.
Os diferenciais do Cayman R podem ser observados já à primeira vista. A carroceria foi rebaixada em 20 mm em relação ao S, e recebeu um spoiler traseiro fixo. Rodas na cor prateada e vários realces esportivos, tanto no interior como no exterior do veículo, transmitem um aspecto exclusivo. As lanternas traseiras receberam molduradas na cor preta, os espelhos externos em preto e a inscrição do nome "Porsche" nas laterais foram inspirados no design dos clássicos carros de corrida da montadora de Stuttgart.
Segundo a importadora oficial da marca, o Cayman R vai chegar ao mercado no primeiro semestre de 2011. Porém, ele será vendido somente sob encomenda, e o seu preço ainda não foi definido.