Alemã apresenta protótipo de seu menor carro com tração integral
A Audi revelou no Canadá o protótipo em desenvolvimento do A1 quattro. O modelo foi parte de um evento promovido pela marca chamado "Fascinação quattro", em comemoração aos 30 anos da tecnologia de tração integral do fabricante alemão.
O projeto inicial da plataforma do A1 não previa a utilização da tração intergral, entretanto, os engenheiros da marca fizeram modificações para a inclusão do sistema, o que possibilitará a criação de dois outros modelos que também usam essa plataforma, o Polo R e o CrossPolo, que finalmente terá tração nas quatro rodas. Além disso, com a nova versão, toda a linha Audi estará disponível com a tração quattro.O sistema da Audi utiliza uma embreagem multi-disco hidráulica controlada eletronicamente para transmitir força para o eixo traseiro. Na maior parte do tempo, boa parte do torque é enviado para as rodas dianteiras, mas quando alguma delas perde aderência, o sistema redireciona a força para trás.
A marca não revelou que motor equipa o protótipo, nem qual estará na versão final, no entanto, é possível que o sistema esteja disponível para as versões esportivas e topo de linha com motores diesel e gasolina.