Detroit 2011: Mercedes SLS AMG E-Cell
Bólido elétrico presta uma homenagem aos 125 da invenção do automóvel
A Mercedes festeja os 125 anos da invenção do automóvel com o SLS AMG E-Cell, versão completamente elétrica do último bólido da marca, cuja performance é tão chamativa quanto sua cor. Tudo começou em 29 de janeiro de 1886, quando Carl Benz patenteava em Berlim o primeiro triciclomotorizado, considerado até hoje como o nascimento do automóvel.
No estande da marca no Salão de Detroit o superesportivo "ecologicamente correto" exibe seus quatro motores elétricos capazes de gerar 525 cv, apenas 46 cv a menos que a unidade equipada com o V8 de 6.3 litros.
As baterias do lítio do modelo ficam estrategicamente posicionadas no modelo para garantir uma distribuição de peso ideal. Os motores são posicionados dois a cada eixo. No entanto esta adaptação não exigiu alterações no chassi de alumínio, apenas a suspensão sofreu modificações para dar lugar a transmissão.
Englobado na estratégia "AMG Performance 2015", que busca reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes em abrir mão da velocidade, o SLS AMG E-Cell por enquanto se limita a um protótipo, mas há a possibilidade de virar uma série muito limitada. Apesar de elétrico, este bólido cumpre o zero a 100 km/h em 4 segundos, o que mostra que o futuro dos esportivos pode perfeitamente ser verde.