Com espaço generoso e bom recheio, Peugeot 5008 é testado na Itália
O advento dos crossovers e o recrudescimento das stations wagons forçaram as minivans a se reinventarem para não perderem o apelo de veículo familiar por excelência. Adotar um visual menos previsível e embarcar tecnologia foram as primeiras providências.
Foi o que ocorreu no Peugeot 5008. Apresentado no Salão de Frankfurt de 2009, o monovolume estreou uma nova plataforma dentro do Grupo PSA Peugeot Citroën na verdade, uma arquitetura aprimorada do antigo sedã médio-grande 407. Além de mais espaço do que sua antecessora 807, o 5008 trouxe novos itens e um desenho bem menos conservador do que os que costumam permear as minivans. Com 4,56 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,64 m de altura e 2,72 m de entre-eixos, a minivan da Peugeot adota um design que a faz parecer bem maior que a 807. Os faróis trapezoidais e angulosos se estendem pelas extremidades do capô bastante curto e abaulado , em um estilo que lembra o crossover 3008. Um ressalto bem ao centro do capô se estende até a ponta onde está a logomarca do leão. O monovolume conta com teto de vidro panorâmico, ao estilo 308 SW, e com um amplo para-brisa dianteiro, característica que é muito usada pela sua companheira de holding PSA, a Citroën, nos modelos da linha Picasso.
Visto de lado, o 5008 parece mais robusto, graças aos cortes bem definidos na lataria e à linha de cintura elevada. Um vinco corta a carroceria desde os faróis dianteiros e faz uma espécie de junção com a extremidade das lanternas traseiras. Atrás, porta-malas abaulado e margeado por lanternas bojudas com lentes sobrepostas. Por dentro, a flexibilidade típica das minivans. O 5008 oferece espaço para sete ocupantes com assentos independentes, dobráveis e rebatíveis. Desta forma, o modelo acomoda até 2.500 litros de capacidade com os bancos da segunda e terceira filas rebatidos, e 679 litros na configuração normal, sem os bancos extras.
Segundo a Peugeot, a plataforma do 5008 é das mais modernas, com vasta aplicação de soldas a laser e uma carroceria com maior capacidade de absorção de impactos. O modelo conta com o Distance Alert, que avisa ao motorista sobre a proximidade de um veículo à frente. Além disso, a minivan é equipada com controles de estabilidade e de tração, seis airbags, freios com ABS e EBD, sensores de obstáculos na frente e atrás, head-up display, entre outros. Na parte de motores, o 5008 conta com opção de duas unidades 1.6 a gasolina, uma com comando variável de válvulas, 120 cv e câmbio de cinco marchas, e outra turbo, com 156 cv e caixa manual de seis marchas. As opções a diesel são a 1.6 de 110 cv, que pode receber a transmissão de seis marchas ou câmbio automatizado, além da 2.0 com 150 cv e 163 cv e opção de caixa automática de seis velocidades.
Os preços para as versões de cinco lugares do 5008 na Europa começam nos 24 mil euros cerca de R$ 52 mil e vão até 39 mil euros aproximadamente R$ 86 mil. Os bancos extras significam mais 990 euros R$ 2.180. Para o Brasil, a Peugeot diz oficialmente que não pensa em trazer o monovolume. Mas comenta-se que a marca estuda importar o modelo no ano que vem. Antes disso, porém, chega a linha 508, que usa a mesma plataforma da minivan e que de uma vez substituiu as linhas 407 e 607.
Primeiras impressões
Versátil conveniência
A segurança é um quesito de destaque no 5008. O modelo tem até seis airbags para proteger todas as fileiras de assentos, três fixações Isofix para cadeirinhas infantis e um par de dispositivos que aumentam a segurança ativa. Um item interessante é Head-up Display, já utilizado no 3008. Projetado na base do pára-brisas, exibe os dados de controle de velocidade de cruzeiro. É preciso pouco tempo para se acostumar com o dispositivo, mas depois ele se torna o velocímetro preferido para qualquer motorista. Já o Distance Alert é um sistema que utiliza um sensor para alertar só piloto sobre um veículo à frente e a iminência de uma colisão. O alarme pode ser ajustável entre 0,9 e 2,5 segundos.
Tanto no trânsito da cidade como na estrada, o 5008 tem se mostrou bastante dinâmico e versátil. Ao volante, nota-se imediatamente a facilidade de condução, graças à posição elevada de dirigir à boa visibilidade. A transmissão manual de seis marchas se mostra bem escalonada. O carro se revelou rápido e ágil no uso urbano. Pisando mais fundo, o modelo respondeu prontamente e enfrentou curvas com bastante equilíbrio e sem qualquer problema. As freadas são firmes e nas mais bruscas o ABS mantém o modelo sob controle. No geral, o 5008 se posiciona como um excelente produto dentro do seu segmento. Compra certa para aqueles que têm uma família numerosa ou para aqueles que necessitam transportar grandes volumes de carga.