Conceito Jaguar B 99 será atração em Genebra
Modelo criado pelo estúdio Bertone adianta futura identidade visual da marca
Depois de algum mistério, surgem mais informações do Jaguar B 99 (onde B significa Bertone e 99 a quantidade de anos da empresa). O modelo, que será apresentado no Salão de Genebra, representa a nova linguagem de design que a marca inglesa vai adotar para seus futuros lançamentos. O design do B 99 é elegante e distinto. De uma forma geral o protótipo tem linhas mais suaves do que a da maioria dos carros de luxo atuais. Suas dimensões são de um sedã compacto, com 4,5 metros de comprimento, 1,35 m de altura e 1,95 m de largura.
O estúdio Bertone planejou inicialmente um carro musculoso e com aparência marcante. A singular personalidade do sedã esportivo de luxo é enfatizada pelo minimalismo sofisticado do interior e pelo uso de materiais nobres como alumínio, couro e madeira. O interior é "clean" e elegante, com destaque para o sistema de navegação.
Em termos de inovação tecnológica, o novo conceito tem um sistema híbrido de energia "pura" de longo alcance, desenvolvido pela Bertone Energia (nova divisão dedicada ao estudo dos motores de baixo impacto ambiental da marca). O estudo de motorizações alternativas da Bertone é uma área que está sendo explorada a vinte anos. Neste período surgiram carros elétricos "extremos" como o Blitz (1992) e o Zer (1994), que foi o primeiro carro elétrico a ultrapassar a barreira dos 300 km/h na pista.
Com o novo conceito da Jaguar, a Bertone estabelece uma nova marca em sua história de 99 anos. É o único estúdio italiano a ter criado cinco modelos diferentes da Jaguar. São eles: XK 150 (1957), Jaguar FT (1966), Jaguar Pirana (1967) e Jaguar Ascot (1977).