Opel pode desembarcar na América Latina


Estratégia faz parte de aumentar a presença da marca fora da Europa

A Opel não é uma marca muito conhecida na América do Sul, mas seus produtos estão há anos nesses mercados. Propriedade da General Motors, os modelos originalmente feitos pela subsidiária alemã sempre foram comercializados no país portenho - e no Brasil - com o emblema da gravata na frente. Corsa, Meriva, Astra, Zafira e Vectra são exemplos.

Agora que a Chevrolet daqui está vendendo mais modelos da gama coreana (também vendidos na Europa como Opel), talvez esteja na hora de trazer as últimas gerações de modelos conhecidos e já defasados por aqui mantendo o emblema Opel original.

Este plano não parece ser tão impossível, especialmente desde que a General Motors e a Suzuki têm se preparado a nível internacional. A decisão, tomada pelos altos executivos da GM e Opel, tem o objetivo de apliar os negócios da marca alemã em toda a América Latina. E o primeiro passo já tem data e local definidos. O Chile será o primeiro país a receber os modelos da Opel, já no segundo semestre deste ano. O próximo mercado visado é o Argentino, para, então, invadir o "suculento" e próspero mercado brasileiro.

A gama atual da Opel inclui os modelos Corsa, Meriva, Astra, Zafira e Insignia, o substituto do Vectra na Europa. Caso a vinda da Opel com seus modelos europeus se confirme, os nomes do modelo teriam que ser repensados. Mas por enquanto os modelos da marca que virão para a América Latina não passam de especulações.