Grande terremoto interrompe fornecimento de peças e força parada
As várias fábricas de automóveis do  Japão precisaram parar suas  atividades após muitas interrupções na  cadeia de fornecimento de peças,  faltas de energia e dificuldades na  exportação. Tudo consequências do  terramoto e tsunami que atingiram a  região norte daquele país, matando  milhares de pessoas.
A Toyota suspendeu a produção nas suas duas fábricas localizadas na área  mais afetada pelo sismo, num período que se deverá extender pelo menos  até à próxima semana. Para a marca japonesa, a parada na produção deverá  representar cerca de 40 mil unidades a menos.A Honda tem toda a produção paralisada até, pelo menos o dia 20 de Março, numa medida que lhe deverá custar 16.600 unidades. A Mazda também terá a produção suspensa até a próxima semana, por causa da falta de peças. A Subaru também enfrenta a mesma situação, o que prejudica as exportações do Forester e do Impreza para os EUA.
Na mesma data, a Mitsubishi retomará também as suas operações, ainda estando incerta a capacidade de produção para as datas posteriores.
