Tecnologia desenvolvida em parceria com o governo americano quer ser a maior revolução automotiva dos últimos anos
Durante os últimos anos, rumores na indústria automotiva davam conta de que a Google trabalhava em um projeto revolucionário de veículos que rodam sozinhos. A confirmação de que a empresa de tecnologia estuda meios para que um veículo possa circular nas ruas sem um motorista controlando o volante e os pedais ganhou notoriedade na atual conferência da TED, evento de tecnologia que acontece na Califórnia.
Poucas pessoas tiveram a oportunidade de participar da demonstração. Os veículos são equipados com lasers de telemetria, sensores, scanners, GPS e câmeras, que carregam a informação para um computador que define a direção e velocidade do modelo. Um vídeo mostrando os testes com um Toyota Prius foi veiculado na conferência pelo diretor de projeto da Google, Sebastian Thrun. No vídeo, um carro Autodriving Google aparece viajando por uma estrada local onde o veículo detecta um animal morto no meio da via e um caminhão que se aproximava.
A tecnologia é desenvolvia pela Google em parceria com a DARPA, Agência do departamento de defesa dos Estados Unidos. Para a elaboração do projeto, a empresa recrutou os melhores desenvolvedores de agência. De acordo com a Google, o objetivo da pesquisa é ajudar a evitar acidentes de trânsito e reduzir as emissões de carbono, a partir de mudanças fundamentais na utilização do automóvel.