Versão híbrida do sedã da Ford mostra desempenho eficiente para o "anda e para"
São Paulo - O Fusion Hybrid impressiona logo de cara pelo silêncio. Ao virar a chave, o carro nem parece que está ligado e só mesmo uma luzinha verde no canto do quadro de instrumentos dá a pista. E no trânsito pesado de São Paulo, com o pé leve no acelerador, o modelo permanece deste jeito. O indicador "Eco" no painel mostra que o modelo opera só no modo elétrico enquanto o carro encara o para e anda da capital paulista, sem conseguir ultrapassar os 40 km/h.
Mas quando o motorista precisa de mais agilidade, o motor a combustão entra em cena quase que prontamente. Ao pisar mais forte no pedal do acelerador, o ronco do motor 2.5 Duratec dá as boas vindas e garante força para ultrapassagens e também nos trechos de subida. Nas frenagens constantes, o indicador da carga da bateria mostra uma setinha superior, o que significa que o sistema de freios regenerativos está alimentando as baterias.
No mais, a mesma boa dirigibilidade e conforto conhecidos do Fusion. Beneficiados ainda pela direção elétrica e pelo câmbio do tipo CVT, que entrega um desempenho linear, sem trancos, buracos ou delays entre uma marcha e outra. A montadora fala em um zero a 100 km/h em 9,1 segundos. O motor elétrico pode atuar sozinho até os 70 km/h, mas até essa marca ele também pode atuar em conjunto com o propulsor a gasolina. No consumo, a Ford fala em consumo combinado de 13,1 km/l, o que pode ser perfeitamente verossímel, já que só nos engarrafamentos de São Paulo, o computador de bordo registrou 10,9 km/l.