Novo Maserati Quattroporte estará em Frankfurt

Novo Maserati Quattroporte estará em Frankfurt
Próxima geração de super sedã terá novo motor e estilo renovado

A nova geração do Maserati Quattroporte está pronta para a apresentação no próximo Salão de Frankfurt, em setembro de 2011. O modelo teve o desenho inspirado no cupê GranTurismo, e deve mostrar um estilo particular, muito diferente dos sedãs grandes tradicionais, como Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes Classe S.
Com um perfil ainda mais esportivo que o atual, o Quattroporte terá teto baixo e uma linha de cinura alta, como num superesportivo. As janelas serão do tipo sem moldura, ostentando elegância e esportividade. Segundo a Maserati, o novo modelo também terá um perfil diferente de Aston Martin Rapide e Porsche Panamera, seus principais concorrentes.

O motor deverá ser uma versão extensamente retrabalhada do V8 usado na Ferrari 458 Italia, que desenvolve 568 cv no esportivo. As modificações para a instalação do motor no sedã terão como objetivo adequar o desempenho ao carro e reduzir emissões de poluentes.

Para 2014, a marca também trabalha num sedã de menor tamanho, desenvolvido para colocar a Maserati no segmento hoje ocupado por Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes Classe E. O objetivo é aumentar as vendas da marca e os lucros para o Grupo Fiat. É possível que a plataforma do novo carro seja a usada nos recentes Lancia Thema e Chrysler 300, o que certamente não agradará os puristas.

Além dos sedãs, a italiana também já está em estágio avançado de desenvolvimento do SUV, que finalmente saiu da gaveta. A entrada da Chrysler para o conglomerado Fiat permitiu à Maserati usar plataformas de origem Jeep para montar seu jipão de alto luxo feito para competir diretmente com Porsche Cayenne e os Range Rovers.