Audi R8


Audi R8

Audi R8

Fabricante Quattro GmbH (uma filial de Audi)
Empresa matriz Grupo Volkswagen
Período 2007-presente
Fábricas Neckarslum, Alemanha

Tipo Automóvel desportivo
Carrocerías Cupé duas portas
Configuração Motor central longitudinal, tracção às quatro rodas, transmissão manual de 6 velocidades, semiautomática de 6 velocidades
Longo / largo
/ alto / batalha
4430 / 1900 / 1250 / 2650 mm
Peso 1560 kg
Similares Ferrari F430
Lamborghini Gallardo
Porsche 911 Turbo

Vista posterior do Audi R8 V8.

Vista posterior do Audi R8 V10.
O Audi R8 é um automóvel desportivo produzido pelo fabricante alemão Audi desde o ano 2007. Três anos após ter apresentado o prototipo Audi Lhe Mans quattro, o R8 de rua debutó no Salão do Automóvel de Paris em 2006, compartilhando nome com o Audi R8 LMP que ganhou seis vezes as 24 horas de Lhe Mans. O R8 tem como competidores directos o Ferrari F430, o Lamborghini Gallardo e o Porsche 911 Turbo.
Desenho Arquivo:AudiR8v10.jpg|left|thumb|250px|Frontal Audi R8 V10.

Frontal Audi R8 V8.
A disposição do motor é central trasera pela primeira vez na história de Audi. Um dos modelos que se usou como inspiração à hora de pensar neste R8 foi o Auto Union Tipo C. Desta forma, com um motor central consegue-se uma distribuição do peso quase perfeita, com o 44% no morro e o 56% na bicha.
A carrocería do R8 está construída completamente em aluminio. As tomadas de ar não só são um elemento estilístico, senão que também ajudam a melhorar a aerodinámica e a refrigerar o motor.
Tal como ocorre com os prototipos que correm em Lhe Mans, o habitáculo está deslocado para adiante. Leste termina com uma grande luneta trasera descendente, através da qual se visualiza o motor.
A bicha é mais larga que o morro, como ocorre com o Lamborghini Countach, modelo da marca Lamborghini, que também faz parte do Grupo Volkswagen. É ademais o primeiro veículo de produção da Europa que incorpora o sistema LED também nas ópticas delanteras. Isto lhe permite ter uma variada gama de formas de alumiar, e o que lhes deu a possibilidade aos desenhadores de jogar com as formas do morro.
Em outras paginas dizem que o carro não é tão bom como um lamborghini ou um audi a5 mas este carro é muito luxuoso e bom como o chevrolet camaro concept mas o audi r8 é melhor que o camaro

Interior


Interior do Audi R8 V8.
A arquitectura do habitáculo está orientada basicamente para o condutor. O volante, como qualquer desportivo moderno, é chato em sua parte inferior, já que é a única forma de dar lugar às pernas. O desenho combina muita modernidad e alguns toques retro, como se vê na forma dos relógios.
O estofado é de couro, mas podem-se solicitar assentos especiais, desenvolvidos por quattro GmbH. Por trás dos assentos existe um pequeno espaço de 100 litros de capacidade para guardar duas bolsas ou, segundo os desenhadores, duas carteiras de paus de golf.

Motores de gasolina


V8 FSI do Audi R8.
  • Com o V8 de 4,2 litros com quatro válvulas por cilindro e inyección directa FSI, relacionado com o de outros modelos do Grupo Volkswagen, sua potência máxima é de 420 CV a 7.800 rpm, e seu par motor máximo é de 430 Nm. Entre as 3.500 e 7.600 rpm, o par motor é superior a 385 Nm.
O R8 V8 acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 s, e sua velocidade máxima é de 301 km/h, rozando as 8.250 rpm. Ainda que sua velocidade máxima é de 301 km/h, chegou a fazer-se uma prova com um R8, e atingiu os 322 km/h.

V10 FSI do Audi R8.
  • Com o V10 de 5,2 litros com quatro válvulas por cilindro e inyección directa FSI, relacionado com o de outros modelos do Grupo Volkswagen, sua potência máxima é de 525 CV a 8.000 rpm, e seu par motor máximo é de 530 Nm.
O R8 V10 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 s, e sua velocidade máxima é de 316 km/h, rozando as 8.700 rpm.

Motores diésel

Os motores diésel estão previstos para 2009 ou 2010,segundo parece serão dois motores: 4.2 V8 TDI e 5.2 V10 TDI,ambos potenciados e refinados.
Em maio]] de 2009, Audi decidiu pôr fim aos planos para produzir o R8 V12 TDI, citando "o custo da reestruturação da gasolina do R8 para dar cabida ao motor diesel de duplo turbo é simplesmente demasiado grande - e que seria incapaz de recuperar seu investimento através de vendas.
  
Lubricación

A lubricación realiza-se com cárter seco, para evitar problemas de lubricación baixo fortes acelerações laterais.

Tracção

O R8 tem o sistema de tracção integral Quattro, e está disponível com uma caixa de mudança manual de seis marchas e uma semiautomática, esta última chamada R-tronic. Não há conexão física entre a palanca e a caixa, senão que a informação se transmite em forma alámbrica.
A partilha de potência é de 44% e 56% (diante e detrás).

Suspensão e pneus

A suspensão é de duplo braço em ambos eixos, e incorpora a tecnologia "Audi Magnetic Ride". Os amortiguadores têm um líquido magnético cuja viscosidad pode mudar-se para endurecer ou ablandar a suspensão, elegida de acordo com a cada situação por um computador a qual, através de uns magnetos, reagrupa as partículas metálicas dentro do fluído fazendo o líquido mais viscoso; com isto, se dificulta o passo do fluído de uma câmara à outra conseguindo mais dureza no amortiguador.
As cobertas têm um tamanho 235/40 R18 adiante e 285/35 R18 atrás, inclusive 19 pulgadas como equipamento opcional. O centro de gravidade é baixo devido à escassa altura do automóvel, o que aumenta a estabilidade em curva.

Ficha Tecnica

Ficha Técnica 4.2 FSI quattro 5.2 FSI quattro
Motor V8 a 90º V10 à 90º
Cilindrada 4.163 cc 5.204 cc
Alimentação iny directa, admisión variable
Distribuição 4 válvulas por cilindro, duas árvores de levas na cada culata, Distribuição Variable
Potência máxima 420 CV a 7800 rpm 525 CV a 8000 rpm
Par máximo 430  Nm a 4500-6000 rpm 530  Nm a 6500 rpm
Transmissão Manual e Tiptronic R, ambas de mais seis marchas reversa
Tracção Integral quattro, controle de estabilidade
Aceleração 0-100 km/h 4,6 s 3,9 s
Velocidade máxima 301 km/h 316 km/h
Consumo médio (l/100 km) man (14,6 l/100 km) aut (13,6 l/100 km) man (14,7 l/100 km) aut (13,7 l/100 km)
Emissões de CO2 man (349 gr/km) aut (325 gr/km) man (351 gr/km) aut (327 gr/km)

Produção


Audi Lhe Mans quattro, o prototipo do R8.

Audi R8 Spyder
Na produção do Audi R8, 70 trabalhadores qualificados encaixam mais de 5000 peças únicas a mão, a fábrica produz 25 carros ao dia. Noventa e cinco lásers inspeccionam o carro inteiro em 5 segundos para assegurar que mais de 220 mediciones estão dentro de 0,1 mm dos planos programados.


Versões do R8

Motores actuais e futuros

Gasolina

  • V8 FSI de 4,2 litros com 420 CV (actual)
  • V10 FSI de 5,2 litros com 525 CV (actual)

Diésel