Audi R8
Fabricante | Quattro GmbH (uma filial de Audi) |
Empresa matriz | Grupo Volkswagen |
Período | 2007-presente |
Fábricas | Neckarslum, Alemanha |
Tipo | Automóvel desportivo |
Carrocerías | Cupé duas portas |
Configuração | Motor central longitudinal, tracção às quatro rodas, transmissão manual de 6 velocidades, semiautomática de 6 velocidades |
Longo / largo / alto / batalha | 4430 / 1900 / 1250 / 2650 mm |
Peso | 1560 kg |
Similares | Ferrari F430 Lamborghini Gallardo Porsche 911 Turbo |
Desenho Arquivo:AudiR8v10.jpg|left|thumb|250px|Frontal Audi R8 V10.
A disposição do motor é central trasera pela primeira vez na história de Audi. Um dos modelos que se usou como inspiração à hora de pensar neste R8 foi o Auto Union Tipo C. Desta forma, com um motor central consegue-se uma distribuição do peso quase perfeita, com o 44% no morro e o 56% na bicha.
A carrocería do R8 está construída completamente em aluminio. As tomadas de ar não só são um elemento estilístico, senão que também ajudam a melhorar a aerodinámica e a refrigerar o motor.
Tal como ocorre com os prototipos que correm em Lhe Mans, o habitáculo está deslocado para adiante. Leste termina com uma grande luneta trasera descendente, através da qual se visualiza o motor.
A bicha é mais larga que o morro, como ocorre com o Lamborghini Countach, modelo da marca Lamborghini, que também faz parte do Grupo Volkswagen. É ademais o primeiro veículo de produção da Europa que incorpora o sistema LED também nas ópticas delanteras. Isto lhe permite ter uma variada gama de formas de alumiar, e o que lhes deu a possibilidade aos desenhadores de jogar com as formas do morro.
Em outras paginas dizem que o carro não é tão bom como um lamborghini ou um audi a5 mas este carro é muito luxuoso e bom como o chevrolet camaro concept mas o audi r8 é melhor que o camaro
Interior
A arquitectura do habitáculo está orientada basicamente para o condutor. O volante, como qualquer desportivo moderno, é chato em sua parte inferior, já que é a única forma de dar lugar às pernas. O desenho combina muita modernidad e alguns toques retro, como se vê na forma dos relógios.O estofado é de couro, mas podem-se solicitar assentos especiais, desenvolvidos por quattro GmbH. Por trás dos assentos existe um pequeno espaço de 100 litros de capacidade para guardar duas bolsas ou, segundo os desenhadores, duas carteiras de paus de golf.
Motores de gasolina
- Com o V8 de 4,2 litros com quatro válvulas por cilindro e inyección directa FSI, relacionado com o de outros modelos do Grupo Volkswagen, sua potência máxima é de 420 CV a 7.800 rpm, e seu par motor máximo é de 430 Nm. Entre as 3.500 e 7.600 rpm, o par motor é superior a 385 Nm.
- Com o V10 de 5,2 litros com quatro válvulas por cilindro e inyección directa FSI, relacionado com o de outros modelos do Grupo Volkswagen, sua potência máxima é de 525 CV a 8.000 rpm, e seu par motor máximo é de 530 Nm.
Motores diésel
Os motores diésel estão previstos para 2009 ou 2010,segundo parece serão dois motores: 4.2 V8 TDI e 5.2 V10 TDI,ambos potenciados e refinados.Em maio]] de 2009, Audi decidiu pôr fim aos planos para produzir o R8 V12 TDI, citando "o custo da reestruturação da gasolina do R8 para dar cabida ao motor diesel de duplo turbo é simplesmente demasiado grande - e que seria incapaz de recuperar seu investimento através de vendas.
Lubricación
A lubricación realiza-se com cárter seco, para evitar problemas de lubricación baixo fortes acelerações laterais.
Tracção
O R8 tem o sistema de tracção integral Quattro, e está disponível com uma caixa de mudança manual de seis marchas e uma semiautomática, esta última chamada R-tronic. Não há conexão física entre a palanca e a caixa, senão que a informação se transmite em forma alámbrica.A partilha de potência é de 44% e 56% (diante e detrás).
Suspensão e pneus
A suspensão é de duplo braço em ambos eixos, e incorpora a tecnologia "Audi Magnetic Ride". Os amortiguadores têm um líquido magnético cuja viscosidad pode mudar-se para endurecer ou ablandar a suspensão, elegida de acordo com a cada situação por um computador a qual, através de uns magnetos, reagrupa as partículas metálicas dentro do fluído fazendo o líquido mais viscoso; com isto, se dificulta o passo do fluído de uma câmara à outra conseguindo mais dureza no amortiguador.As cobertas têm um tamanho 235/40 R18 adiante e 285/35 R18 atrás, inclusive 19 pulgadas como equipamento opcional. O centro de gravidade é baixo devido à escassa altura do automóvel, o que aumenta a estabilidade em curva.
Ficha Tecnica
Ficha Técnica | 4.2 FSI quattro | 5.2 FSI quattro | ||||
Motor | V8 a 90º | V10 à 90º | ||||
Cilindrada | 4.163 cc | 5.204 cc | ||||
Alimentação | iny directa, admisión variable | |||||
Distribuição | 4 válvulas por cilindro, duas árvores de levas na cada culata, Distribuição Variable | |||||
Potência máxima | 420 CV a 7800 rpm | 525 CV a 8000 rpm | ||||
Par máximo | 430 Nm a 4500-6000 rpm | 530 Nm a 6500 rpm | ||||
Transmissão | Manual e Tiptronic R, ambas de mais seis marchas reversa | |||||
Tracção | Integral quattro, controle de estabilidade | |||||
Aceleração 0-100 km/h | 4,6 s | 3,9 s | ||||
Velocidade máxima | 301 km/h | 316 km/h | ||||
Consumo médio (l/100 km) | man (14,6 l/100 km) aut (13,6 l/100 km) | man (14,7 l/100 km) aut (13,7 l/100 km) | ||||
Emissões de CO2 | man (349 gr/km) aut (325 gr/km) | man (351 gr/km) aut (327 gr/km) |
Produção
Na produção do Audi R8, 70 trabalhadores qualificados encaixam mais de 5000 peças únicas a mão, a fábrica produz 25 carros ao dia. Noventa e cinco lásers inspeccionam o carro inteiro em 5 segundos para assegurar que mais de 220 mediciones estão dentro de 0,1 mm dos planos programados.Versões do R8
- R8 Coupé (actual)
- R8 V12 TDI Lhe Mans (versão diésel, primeiro introduzido no Salão do Automóvel de Detroit de 2008)
- Audi R8 Targa (possivelmente lançado em 2008)
- Audi R8 Cabrio